Na cruz o diabo sofreu uma derrota humilhante e irreversível (Colossenses 2.15). Foi expulso do céu (Apocalipse 12.7-12) e amarrado para não mais enganar as nações (Apocalipse 20.1-3). No entanto, mesmo derrotado ele não está inativo (1 Pedro 5.8). Sabe que lhe resta pouco tempo (Apocalipse 12.12) e, por essa razão, não mede esforços para atacar o povo de Deus. Nós, a partir do momento que reconhecemos o senhorio de Jesus Cristo em nossas vidas imediatamente somos alistados em seu Exército e já estamos em batalha. A nossa vida cristã passa ser o nosso campo de batalha e não há possibilidade de não lutarmos mas há possibilidade de nos prepararmos para a luta. Somos soldados cristãos! E, portanto, precisamos estar revestidos de toda a armadura de Deus para a batalha.
Mas o que significa realmente revestir-se da armadura de Deus? O que isso quer dizer? Revestir-se da armadura de Deus significa revestir-se de Cristo (Romanos 13.14) de modo que, cada uma das peças da armadura, são virtudes do próprio Cristo. É interessante notar que Paulo nos diz que devemos tomar toda a armadura (Efésios 6.11,13), ou seja, todas as peças que a compõem e não algumas apenas. Isso porque não podemos estar vulneráveis diante do inimigo. Quem não se lembra de Áquiles, o herói grego morto justamente por ser atingido no calcanhar, o seu ponto fraco? Revestir-se, pois, de toda a armadura significa eliminar todo e qualquer ponto fraco que existe.
Nossos inimigos não são a carne e o sangue mas, principados e potestades, dominadores deste mundo tenebroso, forças espirituais do mal (Efésios 6.12). Embora invisíveis, são reais. Além disso, são parte de um reino extremamente organizado (Marcos 9.28) cujo cabeça é Satanás. No entanto, mesmo diante dessa realidade não devemos superestimar a forca do inimigo. Estamos lutando do lado vencedor. Nosso general é Cristo. Ele venceu e por isso somos mais vencedores (Romanos 8.37). O que nos compete nessa batalha, portanto, é o empenho pois, aquele pelo qual lutamos nos garante vitória sobre todos os nossos adversários.

Nenhum comentário:
Postar um comentário