09/09/2015

A armadura de Deus: o cinto da verdade

LEIA: Efésios 6.14

As duas primeiras peças da armadura as quais Paulo descreve são o cinto da verdade e a couraça da justiça. São peças fundamentais, não por acaso, ele as relaciona com firmeza, estabilidade (Efésios 6.14). Isso se deve, certamente, pelo profundo significado teológico que elas contém.

Na armadura, o cinto é uma das últimas peças a ser colocadas pelos soldados. Sua importância reside no fato de que essa peça segura as demais. Do ponto de vista teológico, a verdade aponta para a pessoa de Jesus Cristo (João 16.14), o logos de Deus (João 1.1). Refere-se, pois, à Palavra de Deus (João 17.17). Em última instância, revela-se em uma arma extremamente poderosa para se combater a mentira, cujo pai é o diabo (João 8.44).

Assim, a orientação é para que andemos na verdade (3João 1.4) abandonando, assim, uma vida de engano e mentiras (Efésios 4.20-25) e para que tomemos a Palavra de Deus como verdade absoluta combatendo, dessa maneira, todo relativismo presente em nossa época. Em suma, a orientação de Paulo é: apertem os cintos!

Um comentário:

  1. Um ótimo estudo. Vou replicar pois estarei preparado uma mensagem sobre o tema COMBATENDO o bom combate.

    ResponderExcluir