04/05/2016

Fogo do céu

LEIA: 1Reis 18.30-38

Diante dos profetas de Baal no Monte Carmelo e do povo, Elias orou e o fogo caiu do céu. A oração de Elias foi simples e humilde. Ele invocou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó em uma alusão à aliança de Deus com os patriarcas mas o fez na condição de servo. Mas em sua oração Elias disse ainda que "segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas" (v.36). E a pergunta é: que coisas que são coisas são estas?

1) Elias restaurou o altar do Senhor que estava em ruínas (v.30): havia naquele lugar um altar erigido ao Senhor. O povo foi advertido a destruir altares em lugares altos e somente construir onde o Senhor escolher. Parece que a vontade de Deus não estava sendo cumprindo e, por sua vez, isso explica a sua existência. No entanto, esse altar estava em ruínas e, para que o fogo descesse do céu, esse altar precisaria ser restaurado. Esse altar representa a nossa vida, o "nosso corpo que deve ser apresentado a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"(Romanos 12.1-2). Nossa vida pois, deve manisfestar os frutos do Espírito. O fogo vai descer do céu quando houver restauração.

2) Elias tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, para restaurar o altar (v.31): nesse momento, o reino estava dividido, Reino do Norte ou Israel e Reino do Sul ou Judá. A divisão não era a vontade de Deus e Elias queria demonstrar isso: "...casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mateus 12.25b). Isso quer dizer que sem unidade e sem comunhão, o fogo não desce. É interessante notar que o avivamento experimentado pela igreja primitiva era fruto das orações e da comunhão: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2.42). Mais adiante, é possível ler: "Diariamente perseravavam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2.44). O fogo vai descer do céu quando houver unidade.

3) Elias fez um rego em redor do altar (v.32): após restaurar o altar com doze pedras, Elias fez um círculo em torno desse altar demonstrando a necessidade de separação ou, então, santificação. Aquele rego significa um limite entre o santo e o profano, entre Deus e o mundo. O fogo não vai cair fora do território consagrado a Deus por isso, a necessidade de separar-se ou santificar-se porque "sem santificação ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14). É oportuno destacar que Elias encharca o holocausto, a lenha e o próprio rego com água, ou seja, toda instalação. À primeira vista, podemos pensar que Elias queria demonstrar que não faria uso de qualquer tipo de truque. Não que isso não seja verdadeiro no entanto, a água aponta para a purificação. Os sacerdotes para exercerem seus ofícios deviam, entre outras coisas, lavarem-se na bacia de bronze colocada à entrada da Tenda da Congregação. Caso não lavassem os pés e as mãos morreriam. "A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão", disse John Wesley. O fogo vai descer do céu quando houver santificação.

Não é fácil fazer descer fogo do céu, disse Leonard Ravenhill. Mas é preciso! Nós precisamos do Espírito Santo: Ele nos convencerá do pecado, do juízo e da justiça; Ele nos guiará a toda a verdade; Ele glorificará a Cristo; Ele é revestimento de poder (Atos 1.8). E, somos exortados continuamente a sermos cheios de sua presença (Efésios 5.18). Para desfrutarmos dessa presença devemos fazer todas essas coisas pois procedem do Senhor. E, depois quando orarmos, Deus responderá com fogo do céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário