LEIA: Números 11.29
O desejo de todo pastor e líder é que seu povo seja cheio do Espírito Santo. Não é difícil entender isso! Pois alguém assim é manso, humilde, verdadeiro adorador, operoso na obra. Esse último aspecto, aliás, certamente é o que caracterizava e distinguia o desejo de Moisés. Ele precisava de pessoas para ajudá-lo na obra.
Em certa ocasião, o povo murmurou porque recebia todo dia o maná da parte de Deus; queria carne porque no Egito era assim. Moisés pensou onde encontraria carne para alimentar toda aquela gente? Disse a Deus que sozinho não poderia conduzir o povo pois era pesado demais (v.14). Deus assim, designa 70 anciãos para ajudá-lo, tirou do Espírito que estava sobre Moisés e eles profetizaram. Dois anciãos que não estavam entre os 70, Eldade e Meldade, profetizavam no arraial. Josué, servo de Moisés, veio até ele para que os proibisse. Moisés, disse que não, é claro. E ainda desejou que todo o povo fosse profeta e cheio do Espírito Santo (v.29).
Moisés não podia prosseguir mais em sua liderança solitária. Ademais, ele sabia que o "profetizar" representava uma credencial do Espírito Santo para o ministério. Aqueles 70 profetizaram uma única vez (v.25). Moisés sabia também que o Espírito Santo não era restrito a algumas pessoas apenas. Quem pensava assim era Josué pois, ao querer proibir aqueles dois homens, implicitamente, entendia que só alguns (os líderes) poderiam experimentar os dons do Espírito.
Um líder não é um super-herói e precisa dos outros! Se alguns líderes tem de aprender isso, os liderados também! Que o Espírito Santo lhe dê discernimento! Você é importante e o seu líder precisa de você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário