23/03/2016

A responsabilidade dos pais na educação dos filhos

LEIA: Deuteronômio 6.4-7

Às vésperas de entrar na Terra Prometida, Moisés faz uma recapitulação da Lei para o povo. O nome do livro , Deuteronômio, aliás, significa exatamente isso: segunda lei. O texto em questão ficou conhecido como Shemá Israel. Não se trata de uma oração e sim de uma confissão de fé monoteísta dos judeus, recitadas duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra, pela tarde e, ainda, com a mão direita fechando os olhos. Tal confissão ensina:

1. RECONHECER O SENHOR COMO ÚNICO DEUS: Há que se dizer que esse ensino não contradiz a Trindade. O objetivo é alertar o povo em relação às religiões idólatras dos povos cananeus;

2. AMAR O SENHOR DE TODO O CORAÇÃO, ALMA E FORÇAS: O desejo de Deus é a comunhão com o Seu povo através da:
2.1. Retribuição do Seu amor;
2.2. Observância do primeiro e grande mandamento juntamente com o segundo mandamento (cf. Mateus 22.37-40);
2.3. Verdadeira obediência (João 14.15).

3. ENSINAR DILIGENTEMENTE AOS FILHOS A SUA FÉ: O dever de educar os filhos é dos pais e não da Igreja, da escola ou de qualquer outra instituição. Cabe assim, ao pai e à mãe:
3.1. Cuidar do bem-estar espiritual dos filhos (Jó 1.5);
3.2. Ensinar a palavra de Deus aos filhos (Provérbios 22.6);
3.3. Disciplinar e repreender os filhos (Provérbios 3.11,12; Hebreus 12.5,6 cf. Efésios 6.4).

Eli, por não ensinar os filhos (1Samuel 2.12) trouxe problemas a sua casa e herdou o vento (Provérbios 11.29). Esse é um exemplo do resultado da omissão. A família do filho pródigo também teve suas falhas. A parábola menciona o pai, os filhos e até mesmo, os trabalhadores no entanto, não faz menção da mãe. A educação cristã é dever de ambos. No entanto, o pai cultivou a graça em sua graça e, o filho quando caiu em si, lembrou-se e voltou para a casa do pai (Lucas 15.17,18). Por isso, vale a pena investir na educação dos filhos. Não somos (nem seremos) pais perfeitos mas certamente as sementes que plantamos nos corações dos nossos filhos, em tempo oportuno, frutificarão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário