23/09/2015

A armadura de Deus: o capacete da salvação

LEIA: Efésios 6.17

Apesar de ser a última peça da armadura a ser colocada pelo soldado, o capacete é uma das armas mais importantes pois protege a cabeça. Um ferimento nessa parte do corpo é mortal. Por isso, o capacete do soldado romano era uma peça reforçada de bronze que cobria não só a cabeça mas o pescoço e também parte do ombro. Não poderia haver qualquer tipo de vulnerabilidade nesse aspecto. O soldado deveria estar protegido e, diga-se de passagem, bem protegido.

Mas para o soldado cristão qual a importância de se estar devidamente revestido de um capacete, qual seja, o capacete da salvação? O que esse peça representa? Para o cristão, o capacete representa a esperança da salvação (1Tessalonicenses 5.8), essa dom gratuito de Deus (Efésios 2.8). Por essa razão, o inimigo não pode nos tirar a salvação mas ele pode ofuscá-la. De que modo? Primeiro, ele pode gerar dúvidas em nosso coração em relação à salvação: será que sou salvo? Segundo, pode gerar desesperança em relação à salvação fazendo-nos focar nas coisas desse mundo apenas. Onde está nosso tesouro, está nosso coração (Mateus 6.21). Afinal, se nossa esperança em Cristo se limita a essa vida somos os mais infelizes de todos os homens (1Coríntios 15.19).

A certeza da salvação é uma arma poderosa contra o inimigo. Ela minimiza os sofrimentos do presente pois nos transporta para o porvir (Romanos 8.18). Aponta para a conclusão da obra que Deus começou em nossas vidas e vai concluí-la até esse tempo (Filipenses 1.6). Em suma, torna mais suave nossa peregrinagem por aqui, Um soldado com a cabeça protegida não pensa em outra coisa, a não ser prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário